sábado, 30 de agosto de 2008

Tango VII - o 1º vôo




Quis terminar o modelo durante a semana para voar Sábado. Foi um stress até à última, com o modelo a ser terminado já no campo (colagem da cauda à fuselagem) e com o CG medido a olhómetro. Houve como seria de esperar nestas coisas das pressas algum azar: na primeira subida tinha o flap misturado no canal do Throtle, quando acelerava o flap baixava... depois foi os ailerons misturados com o control 8 que por acaso estava na ponta da manche esquerda, logo os ailerons baixavam e subiam sem perceber porquê.... com algum sangue frio, e conformado de que sou o meu pior companheiro de voo, lá aterrei em segurança. Cereja em cima do bolo, o motor só pegava quando a manche já ia a meio do curso, o que me dava a sensação de estar a pilotar uma caixa de surpresas. Finalmente todos os erros foram corrigidos e o modelo saiu da mão, algo anémico em força (212 watts), e plantou-se lá em cima obedecendo aos pequeníssimos toques nos manches que lhe ia dando. Apanhei uma térmica (hoje havia muitas) o modelo subiu muito e eu com receio empurrava a picar o que aumentava muito a velocidade. Com ele direito trimei a cabrar até que o modelo perdeu velocidade a começou um ritmo mais adequado à sua natureza.
Agora o teste da picada: mais um susto. O modelo ganhou imensa velocidade porque fiquei demasiado tempo à espera que fizesse a recuperação; não fez. Direito ao chão, puxei suavemente a profundidade para não partir nada, mas sem efeito, o modelo continuava a acelerar ainda mais. Só já "nas últimas" decidi-me a puxar com força e ele levantou o nariz numa reacção que me pareceu lenta para a gravidade do que estava eminente. Portanto tem o cg onde eu gosto: lá atrás.
As primeiras impressões:
Voo: muito bom
Estrutura/força da asa: médio
Prazer: muito
Da parte da tarde fomos a São Julião para testar outras hélices e outra baterias. Destaco apenas a mais potente: AXI 2820/12, 3lipos, hélice 14*9.5, 550 (590?) watts e 56 Amperes. Ninguém ficou indiferente: uns de queixo caído, e outros riam. Só vos digo que nunca tive um modelo que subisse a 90 graus e acelerasse pelo caminho :) um autêntico míssil, mas muito perigoso para a estrutura do modelo (penso eu de que) e para a capacidade do meu variador (40A).
Para a prova dos 200 watts tenho que afinar a motorização (motor/hélice/bat) e conhecer melhor o modelo nas aterragens; é que decidi aterrar aos 9:20 e não o consegui fazer antes dos 10:30 porque o modelo não queria aterrar de maneira nenhuma....


5 comentários:

Anónimo disse...

Olá.

Estive a ver no Motocalc o AXI com o hélice 14x9,5 e não deu nada de 550W. Deu 350!!???!!! Estranho... com o Himax dá certinho !?!?!!?

Deve de ser os dados do AXI que não estão a 100% (!?!?!!?!)
Abraço

NG

Gatomalhado disse...

Pois, mas foste tu que estava a medir com o meu wattimetro e viste os 550. Se o motocalc diz que o que vimos não existe....não sei.

Joao Costa disse...

Olha que essa é mesmo a motorização correcta para o modelo, os 550 watts.

E o Motocalc não sabe nada de Axis...

Tó-Jó disse...

Atenção!! Este motor é muito sensível a comentários adversos. Tem tendência a deixar marcas em estruturas verticais dotadas de fechadura e maçaneta :))))!!!!

Gatomalhado disse...

Ó Jorge, não foi da primeira, acho que foi agora da segunda. Temos que falar sobre o eixo do motor...