domingo, 7 de dezembro de 2008

Blizzard - a estreia

Apenas tinha uma hélice "enorme" 13*7 em vez da mais correcta 9*6, mas como tinha pressa de voar, assim foi pró ar (até rima). Estreia na APSIA, vento de Oeste, variável entre os 15 e 20 Km/h tirados a olho.
Na zona de relva da encosta atiro duas vezes o modelo para ver se plana bem e não tem movimentos exagerados. Tudo OK. Aproximo-me da borda da encosta e dou motor a fundo e .... suspence ... sai o spiner com a hélice mais o veio do motor tudo junto a rodopiar pelo ar e a cair no chão uns três metros à minha frente.
Sou tão palerma que no primeiro instante até achei giro, mas fui ficando mais e mais chateado por ter que voltar a casa sem a estreia feita. Queria saber o que estava errado e pousei o modelo na mesa, abri o canopi, olhei lá para dentro e vi que a parte de trás do motor (a carcaça giratória) tem dois parafusinhos para prender o eixo. Estavam soltos. Pois... (como já dizia alguém).
Tirei motor fora desmontei tudo, voltei a montar, aparafusei tudo, experimentei motor e tudo estava finalmente pronto para mais uma tentativa de primeiro voo.
Dei motor e quando senti que o modelo queria sair-me da mão soltei e ele lá foi para o ar com uma taxa de subida quase vertical mas não muito rápida. Não é de modo nenhum um foguete.
As picadas verticais vêm com um barulho giro e são mais rápidas que as passagens horizontais com motor a fundo. Espero que com uma hélice apropriada a velocidade horizontal ultrapasse a das picadas, senão, estamos mal, muito mal! O modelo com 1380 mm de envergadura e 980 gr de peso tem uma carga alar relativamente elevada mas mesmo assim mostrou-se muito capaz de fazer um voo de encosta muito agradável. A sua presença no ar lembra muito a do Mini Excel, modelo que tem uma boa fama entre a "malta dos planadores". As aterragens foram fáceis "vento oeste oblige" mas o material - elapor denso - ficou molhado com alguma terra e ervas. Penso proteger a parte de baixo com uma fita cola ou outro material qualquer que disfarçe bem.
Estou contente, pois acho que não correu mal, mas para o que eu quero, o F5Di, ainda não está devidamente equipado (hélice demasiado grande). Vamos aguardar.

Sem comentários: