sábado, 30 de agosto de 2008

Tango VII - o 1º vôo




Quis terminar o modelo durante a semana para voar Sábado. Foi um stress até à última, com o modelo a ser terminado já no campo (colagem da cauda à fuselagem) e com o CG medido a olhómetro. Houve como seria de esperar nestas coisas das pressas algum azar: na primeira subida tinha o flap misturado no canal do Throtle, quando acelerava o flap baixava... depois foi os ailerons misturados com o control 8 que por acaso estava na ponta da manche esquerda, logo os ailerons baixavam e subiam sem perceber porquê.... com algum sangue frio, e conformado de que sou o meu pior companheiro de voo, lá aterrei em segurança. Cereja em cima do bolo, o motor só pegava quando a manche já ia a meio do curso, o que me dava a sensação de estar a pilotar uma caixa de surpresas. Finalmente todos os erros foram corrigidos e o modelo saiu da mão, algo anémico em força (212 watts), e plantou-se lá em cima obedecendo aos pequeníssimos toques nos manches que lhe ia dando. Apanhei uma térmica (hoje havia muitas) o modelo subiu muito e eu com receio empurrava a picar o que aumentava muito a velocidade. Com ele direito trimei a cabrar até que o modelo perdeu velocidade a começou um ritmo mais adequado à sua natureza.
Agora o teste da picada: mais um susto. O modelo ganhou imensa velocidade porque fiquei demasiado tempo à espera que fizesse a recuperação; não fez. Direito ao chão, puxei suavemente a profundidade para não partir nada, mas sem efeito, o modelo continuava a acelerar ainda mais. Só já "nas últimas" decidi-me a puxar com força e ele levantou o nariz numa reacção que me pareceu lenta para a gravidade do que estava eminente. Portanto tem o cg onde eu gosto: lá atrás.
As primeiras impressões:
Voo: muito bom
Estrutura/força da asa: médio
Prazer: muito
Da parte da tarde fomos a São Julião para testar outras hélices e outra baterias. Destaco apenas a mais potente: AXI 2820/12, 3lipos, hélice 14*9.5, 550 (590?) watts e 56 Amperes. Ninguém ficou indiferente: uns de queixo caído, e outros riam. Só vos digo que nunca tive um modelo que subisse a 90 graus e acelerasse pelo caminho :) um autêntico míssil, mas muito perigoso para a estrutura do modelo (penso eu de que) e para a capacidade do meu variador (40A).
Para a prova dos 200 watts tenho que afinar a motorização (motor/hélice/bat) e conhecer melhor o modelo nas aterragens; é que decidi aterrar aos 9:20 e não o consegui fazer antes dos 10:30 porque o modelo não queria aterrar de maneira nenhuma....


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tango VI - o perfil

Investiguei o perfil: afinal é o
"com térmica sobe sem térmica desce" mais conhecido pelo
"sdridfldifjçlncvçd12563135135dlçdfsdlj65122".

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tango V








segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tango IV - Chegou o kit

Chegou hoje numa embalagem de peixe.

Ou parecia de peixe porque por fora era toda em esferovite como se vê nas lotas.

Três Tangos para três amigos que almoçaram hoje, com ainda outro amigo, e os quatro pareciamos doidos no meio da rua a arrancar plásticos papel e esferovite a voar pelo ar. Quem passava olhava para nós e pensava que algo não estava bem, ou não era legal. Os olhos fixos na embalagem e as facas/tesouras a rasgarem embalagens, lançando papel no chão e esferovite por todo o lado.
A espera e a expectativa tinham sido muitas e esta era a hora da verdade.



Não ficámos desiludidos: a embalagem revelou um kit contruído com muito cuidado e pormenores que ultrapassaram a expectativa, como a fita de carbono nos winglets. Os acessórios também são muito completos, e a canópi é de fibra rija com o promenor de ter um fiozinho para a prender à fuselagem e não se perder. Coisas de quem gosta de planadores, para nós, que também gostamos de planadores.
Irei postar algumas fotos da montagem conforme a disponibilidade.





GNAT




Este kit foi-me oferecido pelo Jorge Almeida, e agradeci-lhe partindo-o no primeiro vôo. Não estive concentrado 0.001 segundos e aconteceu... Depois de arranjado já vôo muito e bem. Em dias quentes não convém voar este modelo porque o motor aquece muito.






sábado, 23 de agosto de 2008

FLmcV2




Estes são muito antigos. Estão no Cobra há pelo menos 8 anos. Sobrevivem a todas as situações e continuam iguais a si mesmo. Apesar da idade, fizeram uma milena no Open FAI (St. Iria Race) de há poucas semanas com 42''.
Estive a colar novamente à pele, e aproveitei para lhes tirar uma "chapa".



IKEA

Uma ideia IKEA para arrumar planadores.

Cabem: Cobra; Pike wr; Caracho; L-33; Long-Shot; mini-ellipse. As pontas das asas foram para o topo, os lastros e V-tails na prateleira de cima. No IKEA este armário custou o mesmo que uma Lipo :)


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tango IV - o receptor chinês XPTO não funciona!

O meu não funciona. Confirmo que o que vem da china é uma porcaria ou não presta. Foi dinheiro deitado à rua.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tango III - o receptor

Chegou hoje da China via Hong Kong. Chama-se ATRXD01 e tem uma critica muito boa do Dinamarquês que testa receptores em:
http://webx.dk/rc/RX-measurements/komplet-listen.htm

Já vem com cristal (não há escolha, é à sorte como os bolinhos chineses) e custou $12.1 já o JR custou 39.99£ ... uma diferença de 5 vezes.

Se se portar bem é o chinoca a mergulhar no Tango.





Acabamentos: o fio está descarnado à saída da caixa :(

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Tango II - C.Vitae

Some of TANGO'S international and National wins in 2007:
1st - Slovak 2007 Round 2 Eurotour F5J
2nd - Slovak National F5J Cup 2007
1st - Slovenian National F5J Cup 2007
1st - Israel National Championships F5J 2007
1st - Slovak National Championships F5J 2007 Round 3

Um monte de madeirinhas



Uma semana depois: 2 asas e meia.

Tango I - os servos

Para os 200 watts/Kg

Fabicante: Riva models

http://www.rivamodels.sk/index_en.html

Modelo: TANGO
Env. 2590 mm
Peso final ? (aprox. 1200 gr)
Motorização ? (Axi 2820/10 ; 2826/8 ; Himax C3516-1130; RAY OBL C3542/05)
Servos: Ail, prof, deriva: 4 * 56HB Flap: 1 * 82MG
Var. : Hacker Master 40A-SB-Flight
Lipo: ? (2elementos 1200 mAh)
Receptor: JR SPCM 7ch Synth ou chinês (art-tech)