segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PikeWR V Aris

Pelo meio da chuva deu para fazer dois voos (10 mais 15 minutos) com o meu Pike WR amarelo, mais conhecido por "o Animal". O JF levou o Aris e também gozou o pratinho do dia: vento frio, chuva em cima do rádio (!!!) e pouco lift. Mas deu para ver duas coisas, uma em sequência da outra: o Pike estava mais rápido que o Aris, e o Aris estava com batimentos a mais o que fazia que o "momentum" se perdesse nas curvas. A escolha de lastro foi de 500g para o Pike e 400g para o Aris.
O Pike, como o JF notou, anda como o Tragi: curvas largas e a velocidade vai em crescendo de curva para curva se não se apertar muito com o modelo; quando se é guloso e os dedos puxam demais, então o modelo perde nitidamente a velocidade que levou algum tempo a "construir".
O perfil RG15 não gosta de snap-flap portanto ando a voar sem ajuda nenhuma dos flaps, e parece-me que é a melhor opção. O Aris do JF tinha 3mm de snap-flap e não o ajudou em nada....

4 comentários:

Joao Costa disse...

Eu avisei que estava a chover...

Mas de qualquer forma, lastro com o lift que estava não era boa ideia. O Skorpion estava a andar na "pastilha" vazio. Mas os meninos são "fuções"...

Quanto ao Aris, o que sempre achei do modelo é que quando tem batimentos para ser minimamente manobrável, trava-se a ele próprio.

Joao Costa disse...

3mm de Snap Flap???


Isso para o Aris é pouquissimo!!!

Menos profundidade e mais snap-flap...

Gatomalhado disse...

Mais de 3mm de snap-flap? Olha que aquilo não é uma zaggui :)

O Aris é bem melhor que o Pike mas só se estiver afinado. Um modelo que esteja desafinado não "toca bem".

Joao Costa disse...

3mm de snapflap ponho eu num Ellipse (ou num Pike WR - é a recomendação do Knewt).
Na maioria dos modelos ando neste momento na casa dos 5-6mm, afinado em voo.

Por outro lado, a profundidade vai reduzindo proporcionalmente ao aumento do Snapflap e no Skorpion estou com uns 6mm para cada lado.

A malta que andava depressa com o Aris tinha o Snapflap na casa dos 5mm. Mas curiosamente já nenhum deles os utliza.