quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prateleira com (alguns) Troféus



As duas maiores são as de Campeão Nacional


F3B 2009

F3F 2010


O pequenino lá atraz é muito especial porque foi da primeira vez que fui o mais rápido. Fiquei tãooooo contente!


O diploma é o de melhor piloto de 200m em 2010


Só falta ganhar um prémio que tenho a certeza de merecer. O do piloto mais vaidoso. Vá lá, façam uma vaquinha e deem-mo :)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santa Iria Race F3F 2011




Alô, Olá, !Hola!


Mais uma Santa Iria Race que correu como estavamos à espera, e como vem sendo hábito: bons vôos, boas aterragens, muita diversão. Tivemos vento de WNW a NW, as temperaturas foram amenas no sabado e depois foi esfriando até domingo. Durante a prova houve dois "crashes" os dois, parece, por problemas de rádio, um em 35mhz e o outro com 2.4 Spektrum, fora isso foi um concurso sem um glitch. Tivemos 33 pilotos participantes de 4 nacionalidades: portugueses, espanhois, alemães e austriacos. A prova, apesar de pequenas paragens por causa da chuva, decorreu a um ritmo elevado, e conseguimos completar as 15 mangas dando a possibilidade aos pilotos de descartar as duas piores. O grupo da frente esteve renhido com várias mudanças de posição mas no fim ganha a regularidade e o número elevado de mangas garantiu isso mesmo.


A grande novidade deste ano foi a estratégia de vôo da equipa alemã, muito rotinada com um percurso em 8 mantendo uma boa gestão da energia até ao fim da tarefa. Pelo que ouvi há vários pilotos que estiveram muito atentos e pretendem começar a treinar estas voltas largas. São estas novidades que fazem evoluir a modalidade quer ao nível dos pilotos quer ao nível dos modelos e essa evolução na nossa modalidade é muito bom. A ver vamos.


Para mim é estranho ter alcançado o pódium (3º lugar) no meio de tantos pilotos de qualidade mundial e que eu admiro. Sei que tive sorte com as termicas mas também tive momentos penosos, como toda gente, e arrastei-me pela encosta. No fim da prova posso dizer que estava muito feliz: um lugar no pódium e não parti o meu querido e maravilhoso Shooter - que modelito !!! - (o setup é o mesmo da tarefa de speed do F3B e o CG também é o mesmo).

FOTOS AQUI

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jantar dos Campeões + treino F3B no CAC








Sábado 21 encontrei-me com o Pedro Lemos em Pombal, no restaurante onde a FPAM decidiu entregar os prémios aos campões nacionais de 2010. O jantar teve discurssos, entrega dos troféus, e rifas com material de aeromodelismo. Eu tinha estado o dia todo na prova dos 200 m e estava estafado (além disso Pombal não fica própriamente nas visinhanças), mas o Pedro não, e assim que o jantar acabou, fomos para Coimbra, estacionamos os carros e fomos sair para os copos até às 2:30. Dia comprido... e muito divertido.
Na manhã de domingo fomos para o campo do CAC - Clube de Aeromodelismo de Coimbra para encontrar o Américo e fazer um treininho de F3B. Chegámos às 11 e saímos do campo às 17:30, o calor foi um tormento mas aguentámos. Ao final da tarde voltei para Lisboa com a sensação de cansaço mas sabia que tinha tido um fim-de-semana do caraças.

Experimentou-se um sistema para trazer o para-quedas com uma cana de pesca. E admirem-se: funcionou. Ainda há que aperfeiçoar o sistema porque como está dá mais trabalho do que ir buscar os para-quedas mas pode ter o seu futuro para dias de treino com apenas um guincho, terreno limpo e um motor ligado ao enrolador da cana.

200 m Troféu Ibérico - como foi




Como foi? Para mim foi de uma maneira, para outros foi outra coisa. Há apenas uma certeza: para ganhar teriamos de encarar a prova com a determinação e preparação dos amigos espanhóis que se apresentaram muito competitivos e ganharam tudo o que havia para ganhar. Aprendemos com eles que temos que nos unir, ajudar, aconselhar ainda mais. Sem qualquer dúvida, temos que voltar a treinar aterragens como fizemos no passado.
Lembro-me de um dia em que o altímetro tinha quase 30 aterragens na manhã - era o Nelson a querer ir-se embora e eu a dizer-lhe "só mais uma, só mais uma").
Mas a competição não é só ganhar e eu gostei muito de voar "com a malta" e ilustres visitantes, numa manhã bestial de térmicas e bom ambiente de entreajuda (que deve ser melhorado).
Do que vi, destaco uma termica muito baixa enrolada à perfeição pelo nosso presidente, o Manuel Almeida.
Eramos 22 participantes no total e entre nós havia dois estreantes: o Carlos Durães e o Rui Susana. O Rui com um modelo maior teria feito outra prova, com outro resultado, porque a finesse via-se que estava lá.

FOTOS

terça-feira, 17 de maio de 2011

200 m Troféu Ibérico - prognóstico

Até agora há 20 inscritos e contei por alto 9 Pulsares. Estou a reservar um décimo lugar para o meu Tango, mas há sempre surpresas em competição. Tanto posso tombar para cima como para baixo.
O mato está alto e prevejo que as aterragens vão ser em picada ao spot. A representação espanhola é fortíssima com o Pedro Peres e o Angel Cristobal a encabeçar a lista de favoritos.

O weatherunderground prevê bom tempo:
Céu Limpo. Máxima: 27 °C. Vento NW 13 km/h
4ª ou 5ª feira vou buscar a tenda ao amigo do Manuel para haver uma zona de ensombramento porque 27º ao sol toda a manhã não é para meninos.

Depois da prova vou jantar a Pombal a convite da FPAM para a entrega de prémios aos campeões nacionais. E domingo vou voar outra vez mas lá para os lados de Condeixa. FIXE!



segunda-feira, 9 de maio de 2011

F3B Almargem 2011

Uma prova com muitos problemas no sistema electrónico, com paragens muito grandes, com muita roupa suja lavada em praça pública, com ausencia de concorrentes que costumavam aparecer e outros que apareceram mas só para ver voar, enfim, a pior prova a que alguma vez assisti. Para esquecer o mais depressa possível.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

La Muela 2011





Foi a minha segunda viagem a La Muela e a primeira do Manuel, e não fosse pelo cansaço da viagem e pelas condições metereológicas incertas, eu iria lá mais vezes. O local é grandioso e quando as condições estão óptimas então é mesmo um momento para recordar junto às melhores memórias de F3F, infelizmente este ano o tempo esteve muito incerto e isso reflectiu-se nos resultados com os pilotos com dorsais acima do número 30 beneficiando de condições muito diferentes dos primeiros 30 pilotos.

A organização da prova teve uma tarefa dificil mas acabou por ter sempre a conduta mais acertada. Parabéns aos "Migueis" Torra e Medina por saberem ser firmes quando necessário e saberem levar o concursso até a fim dentro das regras do F3F.

Pessoalmente, destaco um momento muito importante: o momento do minuto de silêncio pelo João Costa no nício da competição. Emocionante e bonito ao mesmo tempo porque nos sentimos todos pilotos de F3F a quem faltava um companheiro de corrida. O dorsal do João Costa ficou reservado pela organização em mais um sinal da sua forte presença e carinho por aquela encosta.


(fotos de Mike Shellim)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Treino 3

No fim de semana passado fui aproveitar o raro vento NW deste ano. Tem sido daqueles anos em que está sempre outra coisa qualquer menos vento moderado de NW. Esperamos pacientemente melhores dias. Estive a voar com o modelo reparado e pareceu-me outra vez o mesmo. Usei 600 gr de lastro porque vazio parecia muito lento. O tempo está mesmo irritante, esta semana não dá para voar e o windguro dá pouco vento e uma sexta feira de chuva em La Muela, Grrrrrrr! Pelas previsões de agora para a prova de La Muela no próximo fim de semana temos vento na 5ª para chegar e treinar alguma coisa, 6ª feira é o primeiro dia de prova e chove o dia todo, e Sábado dá chuva de manhã! Mais Grrrrrrrrr! Hoje fui andar de barco com a minha filha para o lago do campo grande e começou a chover a potes enquanto estavamos no meio do lago. Encostei e agarrei-me a uma palmeira enquanto a miúda só dava gritos!!!! Grrrrrrr! Grrrrrr!

segunda-feira, 28 de março de 2011

treino F3B - distancia.




Era para ter havido apoio do equipamento F3B mas como estava previsto chover, este ficou em casa. Felizmente, a chuva apareceu apenas quando estavámos a ir embora para almoçar.

O Jorge Infante deu-me umas dicas de como virar o modelo contra o vento, e basicamente, levei parte da manhã a perceber qual era a ideia e a virar contra o vento, ou seja, a aproveitar a sua força para me trazer até quase meio do percurso no sentido contrário.

O Gonçalo fez a estreia do Fossa na planície, um novo modelo de F3B que parece muito reactivo e a precisar de alguma paciência para o pôr a gosto. Não parece um modelo fácil á primeira vista.

O parque de máquinas que esteve presente: Evolution, Shooter, Freestyler, Fossa.


segunda-feira, 14 de março de 2011

1ª prova 200m 2011


As condições climatéricas permitiram à justa fazer a nossa prova, mas conseguimos!
Contámos com a visita de pilotos que fizeram muitos kilómetros para competir e temos que reconhecer o seu esforço. Houve 17 concorrentes e realizaram-se 6 voos. Problemas electrónicos não houve, houve sim problemas causados pelos concorrentes: discusões sobre a interpretação das regras à centézima de segundo, discusão sobre se 75 metros medem mais ou menos que 75 metros, enfim ... desde que haja respeito, e há sempre, penso que podemos discutir tudo, até o que, na minha opinião, não merece ser discutido. Houve também um modelo que resolveu fugir da órbita de visão do seu piloto (humano) e estampou-se. Mas competição é assim. É renhido e arriscado.
O nível continua a aumentar e as diferenças entre pilotos estão muito esbatidas. É o resutado de entrarmos no 3º ano consecutivo desta modalidade com provas bastante concorridas, organizadas e regulares. Assim o meu Tango tem hoje hipóteses de passar um ou dois Pulsares mas não passa 7, que como dizia, andam muito bem pilotados.
Prevejo que o Tango, campeão de 2010, não consiga repetir a proeza em 2011. Será só uma questão de carga alar e envergadura?

Ver FOTOS aqui.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Treino 2

Encosta: toda só para mim
Vento: entre 50/60 Km/h
Aterragens: muito turbulenta
Térmicas: uma forte mas demasiado vento para sentir o efeito das térmicas
Tempos a olho: nem deu para perceber.
Modelo: Caracho
Lastro: 1000 gr
Flaps com Ail: zero
Snap-flap: zero
Lessons learned: não ir voar com tanto vento.
Próximos passos: arranjar a asa partida

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Encosta - treino 1

Encosta: toda só para mim
Vento: do bom, NW a 20/25Km
Aterragens: suave
Térmicas: duas, uma forte e outra menos forte mas ainda "interessante".
Tempos a olho: estava para 50 segundos na térmica melhor.
Modelo: Caracho
Lastro: zero
Flaps com Ail: zero
Snap-flap: zero

Lessons learned: aumentei o batimento dos ailerons e gostei.

Próximos passos:
  • tirar camber nos flaps.
  • puxar menos para dar maior continuidade ao voo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O oceano que nunca vemos.

Este fim-de-semana, durante a prova de speed, vi um modelo a passar bem alto frente à lua. Esta prespectiva, pelo menos para mim, é sempre especial. Nesses breves segundos, o tempo pára, ou desacelera, e um sentimento de presenciar algo especial e raro invade-me. Fico a olhar preplexo, como outrora ficavam os meus (os nossos) antepassados quando olhavam o céu.
Hoje enviaram-me um video que me fez lembrar deste momento, lembrando-me também que Tudo está lá, só é preciso levantar a cabeça para olhar.

VIDEO

domingo, 13 de fevereiro de 2011

F3B Speed Pinhal Novo - fev 2011


Transcrevo o texto do mail do Jorge Infante porque não há mais nada a dizer. Só pôr as fotos aqui.
Companheiros de jornada!
...já viram o dia de hoje já?!?!?!? Foi mesmo por encomenda o "clima" deontem!
Claro, com o Pedro Lemos a fazer anos, tinha de ser!
Sobre isso, agradecer ao Paulo Enes a tarefa difícil e espinhosa de escolhere trazer o bolo. Também ao Nelson Gaspar pelo "frete" de ter ido buscar as sandochas e as cervejolas. Por fim, (a ordem é cronológica...) ao Walter,por nos ter proporcionado aquela "bica" estimulante (ui ui! Olha se haviacontrolo anti-doping!).
Uma palavra de reconhecimento ao Álvaro Henriques, em que (infelizmente) o infortúnio dele (bateria do modelo nas "couves") foi a nossa sorte, porque dirigiu de forma fantástica o desenrolar das actividades.
E aquelas caninhas de pesca usadas nas balizas bem as agradecemos ao AbelMontez, que foi "incomodado" na sexta à noite para as comprar, ali ao ladodo seu "estamine" de trabalho, no Pão de Açúcar, pois levei um "baque"quando fui ao Continente... e não havia!!!
Em anexo as "classificações". Vai a folha feita pelo Álvaro, à mesa, com as bejecas e uma outra que já conhecem das provas de F3F.
Cumprimentos e saudades de um dia glorioso.
JI

Tens razão Jorge, foi um dia espectacular.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

200m 1º treino de 2011


Foi bom ver a malta dos 200m outra vez no Pinhal Novo com ganas de pôr em dia o kit de unhas e dar céu aos modelos que levaram o Novembro e o Dezembro enfiados em caixas ou arrumados em prateleiras. Deu para ver que há quem não tenha perdido o jeito, e também deu para ver que os treinos são mesmo fundamentais para preparar provas: houve modelos que se viraram ao contrário quando estavam a aterrar e outros que aterraram demasiado longe do piloto. Ora os treinos é mesmo o momento em que todas essas coisas têm de acontecer para não acontecerem durante uma prova.
Voou-se com e sem altímetro, para preparação para a competição e também por puro prazer, houve o primeiro vôo de um Easyglider de um novo amigo, e comeram-se pasteis de nata (ideia do Durães a quem agradecemos) muito apreciados durante toda a manhã.
Agora as fotos, recordações de uma bela manhã com frio e algum vento: