Alô, Olá, !Hola!
Mais uma Santa Iria Race que correu como estavamos à espera, e como vem sendo hábito: bons vôos, boas aterragens, muita diversão. Tivemos vento de WNW a NW, as temperaturas foram amenas no sabado e depois foi esfriando até domingo. Durante a prova houve dois "crashes" os dois, parece, por problemas de rádio, um em 35mhz e o outro com 2.4 Spektrum, fora isso foi um concurso sem um glitch. Tivemos 33 pilotos participantes de 4 nacionalidades: portugueses, espanhois, alemães e austriacos. A prova, apesar de pequenas paragens por causa da chuva, decorreu a um ritmo elevado, e conseguimos completar as 15 mangas dando a possibilidade aos pilotos de descartar as duas piores. O grupo da frente esteve renhido com várias mudanças de posição mas no fim ganha a regularidade e o número elevado de mangas garantiu isso mesmo.
A grande novidade deste ano foi a estratégia de vôo da equipa alemã, muito rotinada com um percurso em 8 mantendo uma boa gestão da energia até ao fim da tarefa. Pelo que ouvi há vários pilotos que estiveram muito atentos e pretendem começar a treinar estas voltas largas. São estas novidades que fazem evoluir a modalidade quer ao nível dos pilotos quer ao nível dos modelos e essa evolução na nossa modalidade é muito bom. A ver vamos.
Para mim é estranho ter alcançado o pódium (3º lugar) no meio de tantos pilotos de qualidade mundial e que eu admiro. Sei que tive sorte com as termicas mas também tive momentos penosos, como toda gente, e arrastei-me pela encosta. No fim da prova posso dizer que estava muito feliz: um lugar no pódium e não parti o meu querido e maravilhoso Shooter - que modelito !!! - (o setup é o mesmo da tarefa de speed do F3B e o CG também é o mesmo).
FOTOS AQUI